Documentos de 2012

Documentos de Prestações de contas

Gerência 2012

 
 

Vamos celebrar a Liberdade

Na véspera do dia 25 de Abril, às 21 horas, no Mercado Municipal de Avis, vamos mais uma vez comemorar a Revolução dos Cravos. Porque “Esta é a madrugada que eu esperava / O Dia inicial inteiro e limpo / Onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo”, como escreveu Sophia de Mello Breyner. Assim, para que se cumpra Abril, todos juntos ... , reafirmaremos a vontade de o prosseguir, com música, alegria, e muito convívio. Como habitualmente, às 21 horas, inicia-se o jantar convívio, no largo do mercado, e o baile, abrilhantado pelo Mário Coutinho, no Salão da Junta de Freguesia. Pelas 23 horas, terá lugar um espetáculo musical a cargo do grupo “3 de Copas”. À meia noite o tradicional fogo de artifício, dará o sinal para o baile continuar até de madrugada.

 
 

Iniciação à costura

A Junta de Freguesia em parceria com a Oficina de Artes e Ofícios de Avis (OAOA) promove um atelier de iniciação à costura, a realizar no dia 23 de Fevereiro, das 14H30 às 17H30, para o limite máximo de 10 inscrições.
A inscrição deve ser feita até dia 18 de fevereiro na Junta de Freguesia.
Este atelier tem como objetivo um primeiro contacto com a máquina de costura, com vários exercícios relativos ao funcionamento da máquina, seguida de um pequeno projeto (a definir).

Quem tiver uma máquina disponível que leve.
Os inscritos serão ainda contactados para informação de material adicional

 

Orçamento para 2013

Documentos Previsionais para o ano de 2013– Orçamento, Plano de actividades e Mapa de Pessoal. cosulte aqui

 

 

Junta de Avis promove comércio tradicional

“Natal é Onde um Homem Quiser”, é o tema da campanha de promoção do comércio local organizada pela Junta de Freguesia de Avis, pelo terceiro ano consecutivo. Ao já tradicional concurso de montras, que pretende levar mais gente às casas comerciais, junta-se o sorteio, entre quem fiz as suas compras nas lojas de Avis, de um fim-de-semana para duas pessoas, num hotel de quatro estrelas, de Lisboa, Évora ou Porto. A divulgação do número premiado, bem como a classificação do concurso de montras acontecerá no dia 11 de Janeiro, pelas 21 horas, no salão da JF de Avis.

 
 
   
 

Cursos de formação profissional

Tiveram início, em novembro, nas instalações da Junta de Freguesia de Avis (JFA), ações de formação de “Acompanhamento de Crianças, Técnicas de animação”, e “Movimentação, Manobra e Operação de Grua Móvel”. Os cursos são ministrados pela Inovinter (Polo de Vila Viçosa), e Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), no âmbito de protocolos com a JFA, e decorrem em horário pós laboral. Os formandos - Ativos empregados ou desempregados, com habilitação mínima de 9.º ano, recebem o equivalente a um subsídio de refeição.

 
 

Clare Guerra e Luiz Magalhães expõem em Avis

Na passada quinta-feira, dia 8 de Novembro, no espaço da Oficina de Artes e Ofícios de Avis, foi inaugurada uma mostra de pintura de Clare Guerra e Luiz de Magalhães. Entre óleos, acrílicos e aguarelas, estão patentes duas dezenas de obras sobre a temática da caça e da vida selvagem.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Avis, Manuel Coelho, do executivo da Junta de Freguesia e de dezenas de amigos dos artistas.
A mostra vai ficar em exposição durante todo o mês de novembro, podendo ser visitada de quarta a sexta, das 9:30 horas às 13 horas, e das 15 horas às 16:30 horas, e ao fim de semana, durante a manhã, na Oficina de Artes e Ofícios de Avis, no Largo Serpa Pinto, no Centro Histórico de Avis.
Paralelamente, o espaço continua a disponibilizar trabalhos de vários
artesãos do concelho, e no mês de dezembro, e à semelhança do que
aconteceu no ano passado, serão postos à venda peças para a quadra
natalícia.


veja mais fotos aqui

 
 
Clare Guerra e Luiz de Magalhães
expõem em Avis


Na próxima quinta feira, dia 8 de novembro, pelas 18H00, vai ter lugar na Oficina de Artes e Ofícios de Avis (OAOA), a inauguração da exposição de pintura de Clare Guerra e Luiz de Magalhães. A Junta de Freguesia de Avis convida toda a população a associar-se ao evento. A OAOA situa-se no centro histórico de Avis, no Largo Serpa Pinto.
 
   
Sábado, dia 27, vamos defender as Freguesias
a Portalegre

A ANAFRE- Delegação Distrital de Portalegre, aderiu à PLATAFORMA NORTE-ALENTEJANA PARA A DEFESA DO ESTADO SOCIAL E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. No próximo dia 27 (sábado) está agendada uma ação nacional em defesa do Poder Local Democrático, descentralizada pelas capitias de Distrito. A Junta de Freguesia de Avis, convida toda a população a aderir a esta Plataforma e a integrar a ação que se vai realizar em Portalegre, no próximo sábado dia 27 de Outubro às 15horas junto à Igreja da Sé Catedral (ver folheto anexo). Em conjunto vamos defender as nossas Freguesias, e o bom serviço público por elas prestado.

   




Parque Infantil
Novos “brinquedos”
são novidade

No passado dia 16 de Julho entraram em funcionamento, no Parque Infantil de Avis, novos equipamentos multijogos. O investimento na infraestrutura, que orçou em 4.513.45 euros foi suportado pelo Município de Avis, ao abrigo de um protocolo assinado com a Junta de Freguesia.
As crianças utilizadoras do espaço podem aceder a este novo "brinquedo" durante todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo. A estrutura está de acordo com todas as regras de segurança exigidas por lei.
No mesmo espaço, mas junto às piscinas procedeu-se, antes do início da época balnear, a obras de conservação, limpeza e à pinturas do espaço, tendo-se procedido à renovação da zona de chuveiros, dos WC e respetivas canalizações.
Neste momento, todas as segundas, terças e quartas-feiras, de manhã, têm lugar aulas de natação para os mais novos, orientadas por um monitor do município. Os interessados devem inscrever-se na Junta de Freguesia ou, diretamente, no local junto da dona Mariana.

   

Aula experimental de Yoga

A Junta de Freguesia em parceria com a instrutora de Yoga Rita Goldrajch propõe a toda a população uma aula experimental de yoga a realizar no dia 24 de Julho, pelas 18H00 no Salão da Junta.
Quem estiver interessado deverá proceder a uma inscrição até ao dia 20 na Junta de Freguesia.

 

Tim, The Gift e Terrakota
na Feira Franca

No último fim de semana de julho, a Feira Franca de Avis está de volta. E os espetáculos musicais não são, nem de longe, nem de perto, os únicos motivos de interesse. Este ano, para além dos concertos de altíssimo nível programados, não faltarão, os stands de artesanato - com destaque para o da Oficina de Artes e Ofícios de Avis -, as tasquinhas com os petiscos tradicionais, e muitas outras atividades. Por fim, mas não menos importante, a Feira Franca é o local e o tempo certo para se reencontrar quem há muito não se vê, matar saudades, e ganhar alento para mais um ano de trabalho.

clique para ver programa

 
Equipa de Remo da Grã-Bretanha
prepara Olimpíadas em Avis

 

A seleção olímpica de remo da Grã-Bretanha escolheu a Albufeira do Maranhão para a fase final de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, que decorrem de 27 de Julho a 12 de Agosto.


continuar a ler aqui

 

Jovens em Movimento

Clique na imagem para aceder ao regulamento

 
 

Ação de formação de “processador de texto”

Encontram-se abertas as inscrições, na Junta de Freguesia de Avis, para uma ação de formação de “processador de texto”. O curso, decorrerá durante o mês de maio, terá a duração de 50 horas e destina-se, preferencialmente a a tivos/as, empregados/as e desempregados/as, maiores de 18 anos, com habilitações escolares inferiores ao 9º ano de escolaridade, e  jovens, a partir dos 16 anos, sem a conclusão do 9º ano de escolaridade, que se encontrem comprovadamente inseridos/as no mercado de trabalho ou em centros educativos.

Excecionalmente, podem ser admitidos/as à frequência da ação, formandos/as com nível de escolaridade compreendido entre o 9º ano e o 12º ano, desde que devidamente fundamentada a necessidade com base em desajustamentos e carências em termos de qualificações, ou formandos/as com escolaridade superior ao 12º ano, em número que não ultrapasse os 10% do número de formandos/as em candidatura., cada formando nesta UFCD recebe um apoio (sub. de refeição), no valor de 4.27€ por noite/dia de formação.

A iniciativa, da responsabilidade da Inovinter (Centro de Formação e de Inovação Tecnológica), com apoio da Junta de Freguesia de Avis, tem como objetivos apetrechar os formandos dos conhecimentos necessários para elaborar, editar e imprimir documentos; introduzir elementos gráficos em documentos, e elaborar e editar documentos longos. O horário do curso decorrerá de segunda a quinta feira, entre as 20:00 e as 23:00 horas.

 
Restrições ao trânsito no Centro Histórico
entre 9 e 13 de Maio (Feira Medieval)
 
 
O município de Avis apela para que “a partir de dia 9 de Maio, sejam retirados os veículos estacionados nos seguintes locais: Rua Dr. Manuel de Arriga; Largo Dr. Sérgio de Castro; Praça Serpa Pinto; Largo Cândido dos Reis (Largo do Convento); Passeio Dr. Manuel de Arriaga.
Este constrangimento do trânsito decerto merecerá a compreensão dos munícipes, já que se trata de criar as condições para que a Feira Medieval possa recriar o ambiente do reinado de D. João I, da forma mais fiel possível.
Neste dias, na Rua Portas do Postigo a circulação automóvel passa a fazer-se nos dois sentidos.
A CMA apresenta “desculpas pelo incómodo que as alterações ao estacionamento e circulação de veículos” acarretam, e convidam toda a população a “visitar e participar” que a cada ano que passa se tem revelado um sucesso cada vez maior.
 
 
Música, dança e fogo de artifício no Mercado Municipal
38º aniversário do 25 de Abril

Em 1974, os “Capitães de Abril” com o apoio da esmagadora maioria do ... povo português, puseram fim a um regime, velho de 48 anos de repressão, obscurantismo e guerra, e devolveram a Liberdade a Portugal.

Em Avis, os 38 anos da Revolução dos Cravos, foram uma vez mais assinalados, no mercado municipal, onde a Junta de Freguesia organizou um convívio para a população.

Na ocasião, e a anteceder um pequeno espetáculo, a presidente da Junta de Freguesia questionou se “temos uma democracia efetiva, quando os sacríficos são sempre dos mesmos, de quem trabalha e contribui com os seus impostos, a troco de magros salários e sem qualquer garantia de serviços públicos, quando deles precisa?”, e alertou que, apesar de vivermos em democracia, “temos dado passos no sentido errado” o que torna necessário, por parte de todos os cidadãos, uma permanente
vigilância na defesa dos ideais de abril.

Mas nem só de discursos se fez a noite. O dia era de festa e o Grupo de Cantares do Terreiro da Alegria, animou a numerosa plateia com belas, e muito aplaudidas, canções tradicionais, dando de seguida o palco ao grupo Dance Time, da Casa do Benfica em Avis, orientado por Dália Rasquete, que dançaram e encantaram todos os presentes.

Antes, enquanto decorria o churrasco, Carlos Poeiras, no Salão da JFA, dava vida ao seu acordeão e punha muita gente a dançar, o que tornou a acontecer, depois da meia-noite e do tradicional fogo de artifício.

Para o ano, quando se comemorarem os 39 anos do 25 de Abril, voltaremos a festejá-lo, mesmo “que os tempos não sejam fáceis”, prometeu a presidente da Junta, acrescentando que, em Avis “não desistimos de lutar pela nossa terra” para que “a festa de Abril continue”.

 
25 de Abril em Avis

Como habitualmente a "Revolução dos Cravos" vai ser comemorada em Avis. Na véspera à noite, no Mercado Municipal, haverá um jantar convívio, animação musical e, no Salão da Junta de Freguesia de Avis, um baile, este ano abrilhantado pelo músico Carlos Poeiras.
A 25 de Abril, o Município de Avis organiza no Largo do Convento, a partir das 15 horas uma recriação histórica da data em que Portugal pôs fim a 48 anos de fascismo.
A Junta de Freguesia de Avis convida todos a participarem nas comemorações do Dia da Liberdade.

 
 
 
 
Associação de Reformados
e Pensionistas de Avis

Associação Terreiro da Alegria

 
Duas Associações de parabéns

No dia 27 de Março a Associação de Reformados e Pensionistas de Avis (ASPRICA) comemorou o seu 18º aniversário com um almoço no Clube Náutico. Para assinalar a festividade pascal a Associação Terreiro da Alegria juntou-se num almoço no dia 4 de Abril, onde também não faltou música para animar.

 
Exposição do Curso de Bordados

Teve lugar, no passado fim de semana de 7 e 8 de Janeiro, no Salão da Junta de Freguesia de Avis, uma exposição do curso de bordados, promovida pelo Rancho Folclórico de Avis com o apoio do município e da Junta de Freguesia.
Os trabalhos expostos, resultam do trabalho que é desenvolvido durante o ano, em sessões semanais que têm lugar nas instalações da Junta de Freguesia.
Na página do Facebook da JF de Avis, está disponível um port-fólio com todas as artesãs e os respectivos trabalhos.

(veja o filme e as fotos)

 
 

CAMPANHA DE NATAL: NÚMERO SORTEADO FOI O 3608
Papel Avis venceu Concurso de Montras de Natal

António Pimpista, com o talão n.º 3608, foi o feliz contemplado com o prémio da promoção de Natal, levada a cabo pela Junta de Freguesia de Avis com a colaboração do comércio tradicional, durante a quadra de festas.
O sorteio realizou-se, no dia 11 de Janeiro, no salão da JFA, na presença de vários comerciantes. A extracção do talão premiado foi efectuada pelo mestre Orlando, e o vencedor tem agora, segundo o regulamento, 30 dias para reclamar o prémio na sede da Junta de Freguesia – um pack de “A Vida é Bela” com uma estadia à escolha para duas pessoas num dos muitos hóteis disponíveis no catálogo. Findo o prazo sem ser reclamado, o prémio será entregue ao cliente que possuir o talão n.º 4462, que ficou como suplente.
Na ocasião, foi ainda revelado o resultado do Concurso de Montras de Natal 2011. O júri, formado por Inês Gonçalves, Ana Velez Grilo e Aníbal Fernandes, decidiram atribuir um primeiro prémio e três menções honrosas. A montra da PapelAvis, foi a grande vencedora, premiada com um “vaucher” oferecido pelo Herdade da Cortesia Hotel, que confere o direito a uma estadia para duas pessoas, com jantar e pequeno-almoço incluídos.
O “Cantinho dos Cereais”, a loja “Maria Vaidosa” e a “Casa Rodrigues” foram, cada um, distinguidos com uma menção honrosa, e receberam um cesto com produtos tradicionais. A todos os participantes foi distribuído um certificado e uma garrafa de azeite, oferta da Herdade Fonte Ferreira.
No início da sessão, Anabela Canela, presidente da JFA, lamentou que a situação de crise e constrangimento orçamental não permita um maior envolvimento da autarquia no apoio ao comércio local, mas disponibilizou-se para ajudar “em tudo o que for possível”, este sector económico da freguesia.

mais fotos aqui

 
Actualização de documentos para 2012
 

Assembleia de Freguesia
aprova Orçamento por unanimidade

A Assembleia de Freguesia de Avis, reuniu no dia 28 de Dezembro e aprovou por unanimidade os Documentos Previsionais para o ano de 2012 – Orçamento, Plano de actividades e Mapa de Pessoal.
É de realçar o consenso gerado à volta destes importantes instrumentos de gestão, numa altura de crise e quando, nos últimos dois anos, ser assistiuà redução de cerca de 13 por cento das verbas do FFF.
Este cenário obriga, ainda mais, a um maior rigor na aplicação das verbas, não deixando, no entanto, de prosseguir os objectivos que têm norteado a actividade da JF de Avis: a melhoria da qualidade de vida dos avisenses e o apoio aos mais jovens e mais idosos da freguesia.

consultar documentos aqui

 
Campanha de Natal e Concurso de Montras

Realiza-se, no próximo dia 11 de Janeiro, pelas 21:00 horas, no Salão da Junta de Freguesia de Avis, a sessão que porá termo à campanha de promoção do comércio tradicional “Natal é Onde um Homem Quiser”, levada a cabo durante a quadra festiva pela Junta de Freguesia de Avis. Assim, estão todos convidados para assistirem ao sorteio da senha vencedora distribuída pelo comércio avisense durante o mês de Dezembro e a aplaudirem as montras distinguidas no “II Concurso de Montras de
Natal” que decorreu durante o mesmo período.

   
   

“Vamos à Horta” distribuiu primeiros cabazes

Quarta-feira, 28 de Dezembro, teve lugar no Mercado Municipal, em Avis, a primeira entrega de produtos hortícolas aos fregueses que aderiram ao projecto dinamizado pela Aderavis e que conta com a colaboração do município local e da Junta de Freguesia de Avis.
Neste momento são cerca
de 30 consumidores os beneficiários deste serviço, que para além de fornecer hortícolas frescos pretende ser um contributo no combate à desertificação do meio rural e incentivar o regresso das hortas familiares como factor de desenvolvimento da economia local.
No primeiro dia apenas foram entregues 18 cabazes, em virtude de alguns clientes se encontrarem de férias, mas a partir de dia 9 de Janeiro, às 16:30 horas, vai-se entrar em velocidade de cruzeiro.
Quem estiver interessado em se inscrever como consumidor, ou em recolher mais informações acerca do projecto, pode fazê-lo no Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Local do Município de Avis (Praça Serpa Pinto) ou na Aderavis (Colégio Velho) ou através do telefone 242 412719.

mais fotos aqui

   
Rancho Folclórico
de Avis organiza “ Fim
de Semana Cultural”

A já tradicional mostra de doces e licores, um mercado à moda antiga e uma noite abrilhantada por acordeãos, são motivos mais que suficientes para nos dias 19 e 20 ficar por Avis, e participar no “Fim de Semana Cultural” organizado pelo Rancho Folclórico de Avis.
Sábado entre as 15:00 e as 18:00 horas, e domingo, a partir das 14:00, no Salão da Junta de Freguesia de Avis, decorre a 6.ª Mostra de Doces e Licores. Aqui poderá provar e deliciar-se com a ancestral doçaria tradicional, e tirar a barriga de misérias com tosquiados, filhoses, azevias, ou, para os mais destemidos, uma tarte de mogango e batata-doce.
Para não ficar a seco, beba um cálice de licor, que pode ser de canela, hortelã, marmelo, amora, café, mirtilo ou bolota.
Domingo, no Mercado Municipal, a partir das 15:00 horas é tempo de voltar a trás no tempo, e reviver o antigo ambiente de um mercado à moda antiga.
Enquanto faz o avio para a semana, de batata, grão de bico, feijão-frade ou catarino, preste atenção aos pregões – que eram uma forma de publicidade, antes dos anúncios na rádio ou na televisão.
Para não destoar a organização pede aos fregueses para não levarem sacos de plástico: um saco de pano, uma alcofa de vime, são os adereços próprios para quem quiser fazer esta viagem ao passado.

 
Desconto Social para a energia

Desde o dia 1 de Outubro que os cidadãos que reúnam as condições exigidas por lei, podem requerer à EDP o Desconto Social para a Energia. Nesse sentido, o município de Avis, em conjunto com as juntas de freguesia do concelho, disponibilizam-se ajudar no preenchimento e entrega da ficha de pedido de atribuição de tarifa (apoio social extraordinário ao consumo de energia).

Assim, se é beneficiário do Complemento Solidário para Idosos (CSI); do Rendimento Social de Inserção (RSI); do Subsídio Social de Desemprego; Abono de Família para Crianças no 1.º escalão; ou Pensão Social de Invalidez (PSI) tem direito a este desconto, mas tem de o pedir.

Para aceder à ficha de pedido clique aqui e entregue-a na Junta de Freguesia de Avis ou peça-nos ajuda para o seu preenchimento.
   
   
Alteração de trânsito na Av. do Brasil, em Avis

A Câmara Municipal de Avis, na reunião de 9 de Novembro de 2011, deliberou colocar dois sinais de sentido proibido no cruzamento da Av. do Brasil com a Rua 1.º de Maio, passando a primeira a ter, neste troço, somente o sentido descendente. (ver mapa)

   
 
Oficina de Artes e Ofícios de Avis
mostra trabalho de Filomena Moreira

Desde 3 de Novembro, até meados do mês, a montra da Oficina de Artes e Ofícios de Avis, vai apresentar o trabalho de Filomena Moreira. Depois de nas últimas três semanas as tradicionais peças em madeira, cortiça e couro de António Bonito terem ocupado aquele espaço, chegou a vez de mostrar trabalhos, essencialmente, manufacturados com recurso a tecido: colares, coroas para quartos de crianças, pregadeiras, ímanes decorados, porta-moedas, abanicos, etc.
Recorde-se que desde a inauguração deste espaço, a montra já destacou vários artesãos da freguesia, nomeadamente, Margarida Carrilho, Ana Rosado Traquinas e António Bonito.
O próximo mês será dedicado ao Natal, voltando-se no início do ano a destacar, a cada quinzena, um novo autor.
Visite a OAOA e, no interior, solicite que lhe mostrem a vastíssima colecção de artesanato de vários artistas do concelho de Avis.

ver mais fotos aqui

 
Valnor promove concurso de escultura
e incentiva a reutilização de manuais escolares

“A Floresta na Cidade…” é o mote do concurso de escultura, destinada a alunos do 1º ciclo do ensino básico, promovido pela Valnor, pela Associação de Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos (Afcal) e pelas livrarias Bertrand.
A iniciativa pretende “encaminhar as criança para uma conduta ambiental responsável” dando largas à sua imaginação utilizando materiais reutilizáveis, com recurso a matérias da categoria de resíduos sólidos.
As inscrições devem ser efectuadas por turma, até ao próximo dia 20, e a entrega do trabalho deve ser efectuada até 28 de Outubro.

Clique para aceder ao Regulamento e ficha de inscrição

A Valnor, no ano em que comemora dez anos de existência, associou-se às comemorações da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, e, nesse âmbito, está a divulgar o projecto “Saber Solidário: reutilização de manuais escolares”.
Com esta campanha pretende-se “ajudar as famílias mais carenciadas a terem livros escolares em boas condições para os seus filhos em idade escolar”

Para saber mais sobre este projecto clique aqui e aqui

 
 
Agrupamento Vertical das Escolas de Avis
promoveu mais uma “Feira da Sopa”

Este ano o tempo quente até nem estava muito convidativo para a sopa, mas a verdade é que acabaram em menos de nada. E para quem dá sopa na sopa, havia uma enorme variedade de saladas.
Esta terça-feira, 18 de Outubro de 2011, cumpriu-se mais uma vez a tradição e, no pátio da escola Mestre de Avis, a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários e pais – reuniram-se, à hora do almoço, para provar as sopas feitas pelos vários anos escolares e pela Associação de Pais (APEECA).
Sopa de agrião, de tomate, feijão com batata, canja da avó e caldo verde foram algumas das variedades a concurso. Como de costume, a adesão foi grande e o ambiente descontraído.

Veja aqui mais fotos do evento

 

Maria Teresa Horta
João Miguel Tavares
Afonso Cruz xxMiguel Horta
   
Terceira edição do Escritos & Escritores
em Avis de 21 a 23 de Outubro

Maria Teresa Hora, João Miguel Tavares, Afonso Cruz e Miguel Horta são apenas alguns dos autores – por ventura os mais conhecidos – que irão estar presentes na terceira edição dos encontros “Escritos & Escritores” (E&E), uma iniciativa da associação cultural Amigos do Concelho de Aviz (ACA) que conta com o apoio da Junta de Freguesia.

Mas a lista de participantes não se resume a estes autores consagrados (e premiados): Pedro Vieira, autor e apresentador do programa “Ah, a Literatura”, no canal Q da televisão por cabo, vem falar da “Última Paragem em Massamá”, uma obra que marca a sua estreia como romancista; Sara Rodi escreve por encomenda histórias de empresas, de famílias, de um hobby, de uma viagem ou, por exemplo, de um casamento. Uma forma de literatura a pedido que começa agora, em Portugal, a dar os primeiros passos; Leandro Vale que já é figura conhecida na vila de Avis, é um actor com cinco décadas de experiência que certamente partilhará com quem estiver presente.

Este ano, os E&E trazem à ribalta três autores que foram premiados nos Jogos Florais de Avis – também organizados há cerca de uma década pela ACA. A edição de um pequeno livro com os três contos vencedores dos anos de 2008, 2009 e 2011, é uma justa homenagem a todos aqueles que participando regularmente em concursos para “amadores”, raramente têm a oportunidade de verem as suas obras publicadas. O livro “Escrita em Baixo Relevo” vem, assim, fazer justiça a Maria João Forte, Joaquim Barão Rato e Catarina Pulguinhas Gaspar.

Tertúlia literária com Maria Teresa Horta

No entanto, a presença em Avis de Maria Teresa Horta, não pode deixar de ser destacada. Uma das percursoras dos movimentos feministas em Portugal, co-autora com com Maria Velho da Costa e Isabel Barreno, das Novas Cartas Portuguesas (1971) - cujo conteúdo levou as autoras a tribunal – irá estar presente na Tasca da Muralha, sexta-feira, dia 21, para participar numa tertúlia que terá como ponto de partida a sua obra poética, mas que será aquilo que os participantes quiserem. Uma coisa é certa, haverá leitura de poemas, música e muita conversa para pôr em dia.

Afonso Cruz que há uma semana viu o seu livro “A Contradição Humana” ser incluído na lista de honra do International Board on Books for Young People, dará um pulinho – reside no Almadafe - a Avis para nos falar do seu recente e aclamado romance “O Pintor Debaixo do Lava-Loiças”. Mas sendo um artista multifacetado, certamente que estará disponível para falar de outras artes que lhe ocupam o espírito: a música, o cinema e a ilustração.

Quem fará uma espécie de regresso à terra – neste caso o norte Alentejo, nasceu em Portalegre - é João Miguel Tavares. Natural de Portalegre, iniciou a sua actividade ligada à escrita como jornalista, no Correio da Manhã, onde hoje é colunista. Actualmente é director adjunto da revista “Time-Out” e faz parte do “Governo Sombra”, o programa mais divertido de comentário político da rádio portuguesa (TSF), com Ricardo Araújo Pereira, dos Gato Fedorento, Pedro Mexia e Carlos Vaz Marques.

Um programa de cinco estrelas, com autores e livros para descobrir, Uma oportunidade a não perder.

   
   
A arte de António Bonito
na Oficina de Artes e Ofícios de Avis

Não é, certamente, novidade, mas o trabalho do mestre António Bonito merece sempre ser revisitado. E, desta vez, na Oficina de Arte e Ofícios de Avis, no largo Serpa Pinto, a montra pertence por inteiro ao decano dos artesãos avisenses.
Trabalhos, essencialmente, feitos em cortiça, mas também em madeira, chifre e cabedal, remetem-nos para a vida rural em tempos não muito distantes.
Vale bem a pena fazer uma visita a este espaço que, para além do destaque mensal, apresenta uma série de trabalhos de muitos artistas locais.

mais fotos aqui

   
 

Oficina de Artes e Ofícios de Avis com novidades

A primeira montra dedicada aos artesão avisenses foi decorada com os trabalhos em pano da Margarida Carrilho. Durante a quinzena em que as suas obras estiveram em destaque registou-se a presença de dezenas de turistas em visita à vila que, de uma forma geral, se mostraram agradados com este novo espaço de divulgação cultural.
Seguem-se duas semanas em que as bijuterias e outros materiais produzidos pela Ana Rosado Traquinas vão estar em destaque. Trata-se de uma série de peças – colares, anéis, pregadeiras, carteiras – inspiradas no tema “Alentejo”. Uma estética artesanal em que com novos materiais se cumpre a tradição e se olha para o futuro. Vale bem uma visita e, quem sabe, uma compra.
Ao mesmo tempo, a exposição de elefantes artesanais de todo o mundo, foi substituída por uma mostra de bonecos de pano de vários artesão nacionais, protagonistas da nova vaga de artistas portugueses.
Daqui a duas semanas será a vez do mestre António Bonito e da sua obra tomarem conta da montra da Oficina (OAOA).
A OAOA está aberta todos os dias, incluindo o fim-de-semana entre as 9:00 e as 13:00 horas e as 14:00 e as 17:00.

pode ver mais fotos aqui

 
 
   

A “Oficina” já trabalha

Quinta-feira, às 18:00 horas, foi inaugurada a Oficina de Artes e Ofícios de Avis, no Largo Serpa Pinto.
No novo espaço encontram-se expostas várias peças de artesanato produzidas por artistas locais e, durante o mês de Agosto, uma exposição de elefantes originários de vários pontos do Mundo.
A anteceder a abertura que contou com a presença de dezenas de pessoas, a presidente da Junta de Freguesia de Avis, Anabela Canela, recordou a I Bienal de Artesanato Urbano “Art’Avis”, realizada em Maio de 2010, e assinalou esse evento como o ponto de partida que levou a autarquia a promover um espaço de troca de experiências e conhecimentos aberto à comunidade artesã avisense.
A “Oficina” estará, numa primeira fase aberta de quinta a domingo, mas será possível visitá-la noutros horários desde que os interessados marquem com antecedência, na sede da Junta de Freguesia.
O executivo da Câmara Municipal de Avis, Manuel Maria Coelho, Nuno Silva e António Luís Marques e o presidente da Região de Turismo Alentejo, associaram-se à iniciativa, estando presentes na ocasião, que permitiu que o Centro Histórico, por algumas horas, revivesse o bulício de há anos atrás.

ver mais fotos aqui

   
   

Oficina de Artes e Ofícios de Avis
inaugurada quinta-feira, dia 28 de Julho


No seguimento da bienal Art’Avis – I Feira de Artesanato Urbano de Avis -, decidiu a Junta de Freguesia dar continuidade ao projecto e promover o nascimento de um local onde os artesãos do concelho possam mostrar as suas obras.
O espaço está situado no Largo Serpa Pinto, em frente ao Posto de Turismo Municipal e pretende ser um local de encontro, de trabalho e troca de experiências para todos os artesãos avisenses, desde as tradicionais rendas e bordados, aos trabalhos em cortiça; do novo artesanato urbano à cestaria em papel de jornal, dos trabalhos em cabedal, às peças de cortiça.
No dia 28, às 17:30 horas, terá lugar a inauguração formal, com uma mostra colectiva de artesanato e a apresentação de uma colecção particular de elefantes artesanais originários da África, Europa, América e Ásia.

   

Junta Freguesia de Avis na Feira Franca

Mais uma vez, este ano mais cedo, a Junta de Freguesia de Avis marcará presença na tradicional Feira Franca que se realiza nos próximos dias 29, 30 e 31 de Julho.
Os grupo espanhol “La Frontera”, na sexta; os bejenses “Virgem Suta, no sábado; e Miguel Gameiro com o seu projecto a solo, no domingo, são os cabeça de cartaz de uma festa que apresenta muito mais motivos de interesse.
As associações culturais e as colectividades do concelho, como habitualmente, marcarão forte presença, nomeadamente na zona de come & bebes, sendo ainda de salientar a componente económica do certame com stands de várias actividades.
O desporto, as exposições e a mostra de artesanato completarão a ementa da feira que fechará, no domingo, com o sempre celebrado fogo de artifício.

   
 

 

 

 

 

 

 

   
 
 
 
 
 
 
 

© Junta de Freguesia de Avis
Rua Plano de Urbanização - 7480-150 Avis | Telf: 242 412 401
| Fax: 242 412 202 | Mail freguesia.avis@gmail.com
Webdesign - Alémtudo, design e comunicação